MEU UNIVERSO INFANTIL - A CULTURA COMO VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA



DESCRIÇÃO DO PROJETO:
MEU UNIVERSO INFANTIL é um projeto que propõe uma série de oficinas culturais para com as crianças da Creche Universo Infantil, localizada no bairro Copacabana em Belo Horizonte-MG, próxima a comunidades carentes da região. O projeto busca a resgate das brincadeiras e da valorização do meio ambiente, da diversidade étnica  da cooperação por meio da cultura. As oficinas se baseiam na interdisciplinaridade entre educação, audiovisual, ecologia e saúde integral, em busca de gerar processos e produtos culturais como vídeo-cartas feitas pelas próprias crianças, estas que serão entregues a sua comunidade no fim do projeto.

As crianças irão participar de oficinas interdisciplinares com vivências para o despertar da consciência de uma saúde integral, até mesmo o trabalho de formação de “pequenos diretores de cinema”, que através da metodologia de vídeo-participativo e das novas mídias (uso de tecnologias baratas como celulares que filmam, câmeras digitais acessíveis, etc), serão empoderadas e engajadas a produzirem suas mensagem audiovisuais sobre o Universo Infantil. Serão realizadas 6 oficinas ao longo de 1 semestre, com 30 crianças da escola selecionada, estas que irão pensar propostas através de cartas filmadas, ou seja, das vídeo-cartas, com ideias baseadas em princípios de conscientização ecológica, no sentido amplo da palavra.

No fim do projeto as vídeo-cartas se transformarão em DVDs artesanais (capas customizadas pelas crianças, conteúdos audiovisuais, extras, menu interativo, etc) e serão entregue as 30 famílias das crianças participantes. Além disso, serão exibidas em uma sessão nas comunidades carentes do entorno da Creche e nas escolas da regional Venda Nova, ação que irá inspirar crianças, pais e educadores num processo de reflexão social participativa em nosso município.

O resultado esperado do projeto MEU UNIVERSO INFANTIL é o de possibilitar a reinvenção da escola demonstrando como a cultura e o audiovisual são uma ferramenta ampla de transformação social, valorizando a criança como agentes culturais, aquela que educa a própria sociedade com sua sinceridade, imaginação e compaixão por um mundo melhor.

OFICINA 1 “Brincando com o corpo, mente e meio ambiente”
OFICINA 2 “Contação de história: criando universos”
OFICINA 3 “Soltando a língua: o poder das palavras”
OFICINA 4 “O pequeno cineasta: criando roteiros”
OFICINA 5 “Produzindo as vídeo-cartas”
OFICINA 6 “Vídeo-cartas, um presente para minha família”

DIFUSÃO DAS VÍDEO-CARTAS
Exibição das Vídeo-cartas em uma sessão nas ruas das comunidades carentes locais e nas Escolas da regional Venda Nova. Disponibilização dos conteúdos no website do projeto na internet e utilizar o espaço virtual criado por meio das Redes Sociais on-line, para apresentação do resultado final das oficinas realizadas, proporcionar a interatividade social. Distribuição dos DVDs Artesanais para 30 Escolas Municipais da cidade Belo Horizonte-MG.

OBJETIVOS:
·      Valorizar a infância.
·      Sensibilizar a comunidade sobre a importância do desenvolvimento sadio da infância para a sociedade.
·      Ter como agentes de transformação as próprias crianças.
·      Envolver comunidade e escola, numa prática de Valores Humanos.

CONTATOS:
Igor Amin |
igoraataides@gmail.com | (31) 8801-7707
www.crecheuniversoinfantilbh.blogspot.com

Nenhum comentário: